domingo, 22 de agosto de 2010

As surpreendentes Profecias de Nostradamus

Não é o momento para estender-se falando deste grande sábio e vidente a quem mais adiante voltaremos a referir-nos. Basta dizer que também encontrou tempo e que teve a visão suficiente para dedicar alguns versos ao tema que nos ocupa, ao fim do mundo, e, além disso, com a valentia suficiente como para brindar-nos uma data concreta.
profecias nostradamus
"O ano 1999, sétimo mês, do céu virá um grande rei de terror. Ressucitar ao grande Rei de Angoulmois, Antes, depois, Marte, reinará por fortuna". O estilo crítico de suas quadras, e o enorme medo que sentia de que fossem entendidas pela Inquisição, fazem muitas vezes incompreensíveis suas mensagens. Mas o primeiro dos versos está claro. Como revela em outra quadra, sua profecia será cumprida aos "vinte anos do reino da Igreja". Considerando estes como anos santos ou jubilares, chegaremos irremediavelmente ao ano 2000. O que vem a coincidir também com os textos que são apoiados na cronologia do calendário judeu e que às vezes utiliza.
Um 11 de maio?
Existe, no entanto, uma contradição que nos faz duvidar. Em outra de suas quadras prediz que o grande tea' será destruído no dia 20 de
Touro", escurecendo-se com enormes tremores o ar, céu e terra. Segundo isto, o dia seria 11 de maio, quando o sol chega aos 20 graus de Touro, mas sem saber de que ano.
A última guerra
Como será produzida a grande catástrofe? A obra de Nostradamus vai sempre irremissivelmente unida à história da Igreja e à história da França. Primeiro se desencadeará uma terceira guerra mundial, que durará três anos e sete meses:
"Após grande reunião humana, uma maior se prepara, o grande motor dos séculos renova;
Chuva, sangue, leite, fome, ferro e peste será visto fogo no céu e correr grande faísca".
Desta guerra sairá muito mal a França e todo o Ocidente, vencido por uma aliança russo-árabe que entrará na Europa como uma tenaz, destruindo todas as capitais do continente. A contenda culminará com a morte do papa, pressumivelmente João Paulo II, a quem se refere freqüentemente, de acordo com a terminologia de São Malaquias, em uma "cidade de dois rios", que os últimos tradutores identificam como Lyon.
Deixando à margem o sentido religioso que as quadras reproduzidas encerram e o mesmo Nostradamus não soube ou não quis desprezar, o que está claro é que nosso mundo conclui de uma maneira catastrófica, mediante guerra e destruição, ao término dos vinte séculos da história da Igreja, ano 2000 de nossa era, ou 1999, como expressou sem lugar a dúvidas na quadra que já comentamos; ou no ano 2001, se temos em conta o significado gramatical puro da expressão: transcorridos os vinte séculos.
Ao redor do ano 2000, deve ser produzido o fim do mundo, supondo que nossa interpretação de suas profecias não seja desacertada e repelindo a priori que Nostradamus não chegara em suas vivências a ver mais além de seu nariz.

As Profecias de Nostradamus

Todos temos que ser profetas, ao estudar, ao casar, ao trabalhar e nos outros projetos das pessoas. Portanto, a profecia esta profundamente relacionada com o auto-conhecimento.
Antes de mais nada, queremos mostrar que uma visão pode ser muito difícil de retratar e depois de compreender, pois nem sempre o vidente é um artista e mesmo o sendo é difícil reproduzir a visão. Mais difícil ainda é conseguir extrair o futuro. Vamos citar alguns casos: primeiro na idade média um viajante descreveu para um pintor a sua viagem para a China. O pintor então produziu uma tela aonde se via um castelo medieval e um chinês com feição de Europeu. Só uma legenda esclarece que se trata da China!
Numa gravura do século XV onde diabos alados atacam uma cidade medieval. Iremos ver que essa pintura é uma visão, mesmo que não tenha sido nunca pensada pelo próprio pintor ou pelo seu orientador como tal ou mesmo por outras pessoas mais tarde. Nela temos alguns detalhes: Os diabos não atacam as pessoas mas os prédios. Eles usam até ferramentas para danificar a cidade. Mais tarde, vemos uma cena muito parecida com essa quando aviões atacam uma cidade na guerra. Finalmente na Bíblia há um sem número de sonhos e profetas que interpretavam tais sonhos.
Feita esta introdução vamos a uma definição das profecias de Nostradamus: primeiro - O corpo físico delas constituem-se em dez centúria de quadras de versos, sendo que uma delas, a sétima é incompleta e possui 42 a 48 quadras conforme a edição que estudamos.
Segundo especialistas é uma notável obra literária, mas sempre foi encarada pelo seu lado profético. Para se ter uma ideia é possível fazer um paralelo com “Os Lusíadas” de Camões também produzido na mesma época.
Existem ainda alguns adendos, algumas profecias separadas que são os Presságios e as Sextilhas e existem duas cartas sempre ligadas as profecias quais sejam a Carta a Henrique II e a Carta ao meu filho César.
O profeta viveu ao sul da França no estado de Provença entre 1503 - 1566, foi querido e considerado extremamente bom e sua casa e seu túmulo podem ser visitados até hoje. Foi um intelectual estudou medicina, filosofia e matemática. Viajou muito mesmo considerando que as viagens naquela época eram muito penosas, levava-se quase um mês para atravessar a França de carruagem, mas isso lhe deu uma visão muito grande. Na sua época a peste bubônica, um dos maiores flagelos da humanidade, ainda fazia aparições e se alastrou principalmente no sul da França. Teve alguns contados com a corte francesa o rei Henrique II e a rainha Catarina de Medicais. Teve um profundo conhecimento de ocultismo, línguas, geografia e matemática. Foi professor de medicina e matemática.
O conteúdo das profecias leva a alguns se verem nas profecias como os antigos revolucionários da Revolução Francesa, que demonstraram as Profecias publicamente, Hitler de tal sorte que houve propaganda e contra propaganda no inicio da II Grande Guerra e outros, ao menos tomaram contado com elas como Napoleão. Por conta delas foi gasto muito dinheiro como o empregado na construção da “linha Maginot” na França.
Esse tema já desponta cedo na Sociedade Teosófica cedo e Pierre Piobb, um famoso ocultista, que escreveu seu livro baseado em uma série de conferencias feitas em 1927 na Sociedade Teosófica na França.
Em 1938 Max de Fontbrune publicou um livro que viria a ser a inauguração de estudos que associam Nostradamus a guerras intermináveis. Mas logo a seguir o mundo mergulhou no que seria a pior guerra da humanidade, a II Guerra Mundial, assim o livro começou a exercer grande influência nos outros estudiosos.
Por volta de 1975 seu filho J. C. Fontbrune publicou nessa linha o que viria a ser o maior best seller sobre o assunto. Esse livro então começou a exercer grande influência sobre os escritores e exegetas de Nostradamus. A influência é tão marcante que todos estudiosos citam interpretações desse autor. Verificamos também que numa incursão pela internet mostra que nos vários sites nostradâmicos muitos tem traduções e interpretações baseadas no livro de Fontbrune.
Tudo isso ficou por conta do tom bem lúgubre das Centúrias. Mas em seu livro esse autor propunha que ocorressem a III, a IV guerras Mundiais e a terrível guerra do Anticristo. Tudo isso estava para acontecer ainda no século XX. Contudo, como já dizíamos bem antes disso; em 1997, chegamos em 1999 e tudo veio abaixo; aliás como isso sim está nas centúrias, pois nada dessas guerras está ali. É interessante notar, que alguns mais exaltados permitiram gravar na capa de seus livros: 1999 - fim dos tempos. Quando aconteceria então o Apocalipse! Tudo isso foi um fato tão propalado que um simples eclipse em 1999 foi chamado de maneira jocosa de “fim do mundo”. Porquanto, guerras são cada vez mais mal vindas e há uma crescente opinião pública contra elas.
Na LXXII Centúria talvez a quadra mais famosa de Nostradamus, pois por muitos foi interpretada como o fim do mundo. O teor da quadra é aparentemente sombrio.
Tradução:
No ano mil novecentos e noventa e nove e sete meses
Do céu virá um grande rei do Terror
Ressuscitará o rei de Angoumois
Antes que isso ocorra Marte reinará entre eles. Boa Hora.
Devemos ressaltar que cada quadra de Nostradamus é na verdade um livro inteiro e sobre o rei do terror muito a humanidade já produziu, mas claro não tem esse nome na vida real. No livro damos todas as informações e interpretação correta da quadra.
Devemos salientar que o próprio Fontbrune escreveu um livro posteriormente, intitulado: As Novas Profecias de Nostradamus” próximo da virada do século tentando postergar os acontecimentos para 2010! Tudo isso um pouco ridículo.
Mas e a guerra contra o terror de 2001, poderão dizer alguns. Entretanto, pela leitura das Centúrias vemos que a precisão de Nostradamus chega ao dia como quando fala que a França estaria livre do inimigo na Segunda Guerra Mundial no dia 3 de outubro. Assim foi e dia 3 de outubro de 1944 a quadra se verificou. Assim, 1999 é esse ano mesmo e não outro próximo.
Por outro lado, estudiosa e autora de livros sobre o tema; Erika Cheetam, menos pretenciosa em livro escrito em 1973 ela, baseada na leitura de Nostradamus preve um ataque a cidade de New York, ela fala de torres e de ataques. Essa notável quadra descreve com precisão os ataques de 11 de setembro de 2001 ao Word Trade Center, quase 30 anos depois de Erika interpretar!
No livro temos a quadra e sua interpreação correta.
O que quis Nostradamus dizer nessa quadra a seguir?
Por arcos flamantes, resina e por flamantes rechaçados,
Gritos e uivos pela meia noite ouvidos:
No interior estão mesmo pelas fortificações atacadas
Por subterrâneos os traidores fugirão.
Se entendeu, baseado numa tradução correta começa a vislumbrar a verdadeira dimensão de Nostradamus. Se a quadra ainda causa dúvidas leia o livro e verifique.
Considerando os livros que foram escritos desde 1600 vai se somando um conheci- mento sobre as profecias de modo, que qualquer estudioso sério vai achar os caminhos tri- lhados até agora, evidentemente que uma parte dos “estudiosos” é sensacionalista e soma muito pouco.
As quadras evidentemente não estão dispostas em ordem cronológica e algumas são totalmente imprecisas pelo menos até o presente momento e não dizem nada aparentemente, outras pelo contrário são claríssimas e retratam um fato com precisão entre elas citamos:
  • Ataque a Nova Iorque
  • A Morte de Henrique – uma quadra histórica e famosa.
  • Sobre a Revolução Francesa - III,59
  • Sobre a captura de Luiz XVI em Varenes – talvez a mais famosa quadra de Nostradamus
· Sobre os delitos em Nantes – esta quadra de tão importante esta textualizada na Enciclopédia Britânica, interpretadaa por Eugene Bareste, em 1890, mostrando que há muita seriedade em muitos estudiosos
  • A Morte de Carlos I outra quadra histórica.
  • Sobre a aviação civil – todos param aqui
  • Sobre Helena Pretovna Blavatsky – a fundadora da Sociedade Teosófica
Nostradamus apresenta uma elegante concisão dos fatos e aparecem estudiosos que acabam confundindo o leitor e levando o profeta ao descrédito.
Podemos perceber em um estudo sobre Nostradamus que se exige algumas quali- dades:
  • Construir uma obra benéfica que perdura e causa influencia em muitas gerações.
  • Construir uma vida digna que pode ser revista sem máculas tanto tempo depois.
  • Uma lição de altruísmo.
  • Não desvelar mistérios sem o devido cuidado e reverência.
  • Perseverar. Muitas vezes os fins estão nos próprios meios.
  • Paciência. Algumas coisas preditas, nem sequer aconteceram ainda.
  • Atenção e Profundidade.
· A realidade desses anos da Humanidade: Guerras, Fomes e Doenças. Essas coisas são devidas ao nosso carma coletivo. Segundo o Dalai Lama este século que passou foi o pior para Humanidade em mortes. Só nas guerras mundiais morreram mais de 50 milhões de pessoas. A AIDS representa hoje a peste negra de 1500 e as fomes na África já são imagens conhecidas por todos.
· Esperança que o homem amadureça. O homem tem que parar de se armar e felizmente temos visto isso, ainda que muito timidamente. Tem que parar de se iludir. Na realidade, as Doenças, as Drogas, as Ilusões e as Fomes é que podem ser consideradas como nossos inimigos e a sua erradicação o verdadeiro combate.
· O estudo para que possamos ajudar a nós próprios e o mundo. Sem saber algo não se pode ir avante. Ele enxota os ignorantes de suas profecias!
As previsões de Nostradamus devem ir muito longe ainda no tempo. Porém elas cobrem um período muito conturbado da Humanidade. Muitas guerras, muitas fomes e muitas doenças. Nisso Nostradamus já mostrou um acerto incrível.
A Sociedade Teosófica já esta engajada nessa luta contra os verdadeiros inimigos. A transição não é um período curto. Essa geração que aprendeu a ilusão, a violência e as armas, ainda vai propagar essa cultura nefasta avante. A riqueza do mundo ainda esta muito mal distribuída e cerca de 10% dos povos tem 90% da riqueza. Desse modo, temos muito trabalho avante!
Realizada palestra em 1998 e adaptada em 01.04.2003
©2005 by Abner Macoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário